Novidades

Pneu de moto – Saiba o que é mito e o que é verdade.

Quando o assunto são pneus de moto não faltam lendas por aí. Alguns dizem que um pneu mais largo ajuda a fazer curvas. Outros afirmam que murchar o pneu ajuda a ter aderência no piso molhado. Mas será que esses sensos comuns são mitos ou verdades?

  1. Pneu fora da medida compromete a dirigibilidade da moto?

Muita gente coloca um pneu mais largo porque acha que ajuda a fazer curvas ou simplesmente porque fica mais “bonito”. Mas, segundo Zampieri, um pneu mais largo compromete sim a dirigibilidade da moto.

Além de influenciar na suspensão da moto, um pneu mais largo dificulta manobras rápidas. “Mudar de direção com a moto calçada com pneu          mais largo fica muito mais lento, mais pesado. Isso atrapalha na hora de desviar de um buraco ou um obstáculo”, explica o piloto de testes da Pirelli.

Portanto, é verdade que pneus fora da medida original comprometem a dirigibilidade da moto. O ideal é sempre usar os pneus nas medidas            originais de fábrica.

2. Pneu murcho gasta mais combustível?

Verdade! Quando o pneu está fora da calibragem recomendada pelo fabricanteda moto, ou seja, geralmente, mais murcho do que o ideal, a moto consome mais combustível.

O pneu murcho tem maior área de atrito com o solo. “Se há uma maior área de atrito com o solo, você tem que acelerar mais para atingir determinada velocidade. Com isso, a moto ‘bebe’ mais”, explica Eduardo Zampieri.

O recomendável é verificar a calibragem dos pneus, ao menos, uma vez por semana. Vale lembrar também que, se for levar garupa ou bagagem, é preciso sempre calibrar o pneu de acordo com a pressão indicada pelo fabricante da moto. Essa pressão está indicada no Manual do Proprietário ou em alguma etiqueta fixada na moto.

O ideal é usar o mesmo modelo de pneu nas rodas dianteiras e traseiras?

Sim, verdade! Quando for trocar o pneu da sua moto, o recomendado é utilizar o mesmo modelo de pneu nas duas rodas.

O desenho da banda de rodagem do pneu dianteiro trabalha em conjunto com o desenho do pneu traseiro. “É um conjunto. O pneu dianteiro trabalha para o pneu traseiro. A melhor eficiência de tração, principalmente no piso molhado, é quando você tem o desenho combinado. Os sulcos (ou íncavos) do pneu dianteiro espalham a água para que o traseiro tenha melhor aderência”, explica 

Esvaziar o pneu dá mais aderência na chuva? 

Mito! Murchar o pneu não garante mais aderência em piso molhado. “Quando você abaixa a pressão para dar mais aderência no molhado, você está diminuindo os íncavos (sulcos) do pneu.

Diminuindo a área dos íncavos, você reduz a capacidade do pneu de escoar a água”, explica Eduardo Zampieri.

Segundo o piloto de testes, a largura e a profundidade ideal dos sulcos estão relacionadas à calibragem ideal do pneu. Portanto, nunca esvazie os pneus na chuva. Mantenha sempre a calibragem recomendada.

O jeito de pilotar influencia na durabilidade do pneu? 

Verdade! A maneira como você pilota compromete a vida útil do pneu, sim. Segundo Eduardo Zampieri, motociclistas que carregam muito no freio dianteiro ou no traseiro até arrastar a roda causam um desgaste maior nos pneus. “Pilotos que ficam com o pé sobre o pedal de freio também gastam mais os pneus”, afirma ele.

Acelerar bruscamente nas saídas de semáforos ou fazer manobras, como empinar a moto, também comprometem a durabilidade dos pneus.

A dica é sempre pilotar de forma suave e racional, respeitando as leis de trânsito. Dessa forma, você não comete infrações e ainda preserva os      pneus e outras partes de sua moto.

Fonte: Moto.com


Compre via
WhatsApp