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Agosto é o mês das novas Honda CRF 1000L Africa Twin
Moto de características maxitrail, a nova Honda Africa Twin chega ao mercado em agosto nas versões CRF 1000L e CRF 100L Adventure Sports, ambas equipadas com o mesmo trem de força bicilíndrico de comando único no cabeçote de oito válvulas e cilindrada de 999,1 cm³. Graças à adoção de uma nova caixa do filtro de ar a potência vai aparecendo de forma mais suave até chegar aos 7.500 rpm, quando 94,6 cv impulsionam os 216 kg (a seco) da versão 1000 L e 224 kg da Adventure Sports.
O nome Africa Twin é bastante forte e foi consagrado como opção de trilhas no final dos anos 1990. Há três anos, a Honda relançou a marca no mercado internacional e agora surge a nova versão, que capitaliza vários melhoramentos desenvolvidos nesse período. A redução de peso e a eletrônica embarcada permitem vários modos de pilotagem e melhor aproveitamento do conjunto mecânico, além de conforto mesmo em distâncias mais longas, em especial na versão Adventure Sports, cujo assento tem sua altura regulável entre 900 e 920 mm, 50 mm a mais que na versão de entrada.
A eletrônica da nova Africa Twin inclui uma bateria de íons de lítion que é 2,3 quilos mais leve e tem maior durabilidade que o a usada anteriormente. Ela garante energia suficiente para operar os quatro modos de pilotagem, níveis de potência, freio-motor e controle de tração. O Seletor de Controle de Torque (HSTC) tem sete níveis de ajuste e pode ser totalmente desligado e funciona em conjunto com o acelerador eletrônico (Throttle by wire, TBW). O nível 1 é indicado para pilotagem mais agressiva enquanto o 7 oferece a sensibilidade adequada para pisos escorregadios.
Comando único
A embreagem deslizante colabora para explorar os 9.7 kgfm de torque disponíveis a 6.000 rpm, explorados pelo câmbio de seis marchas. Cabe destacar que a utilização de comando único e de motor com cárter semi-seco (há um reservatório de óleo incorporado ao bloco inferior) permitiu construir um motor com dimensões compactas. Esta solução contribui para melhorar o centro de gravidade, consequentemente, a estabilidade. O sistema de injeção eletrônica PGM-FI explora ignição dupla por cilindro.
A mecânica das novas Africa Twin está instalada em um chassi de berço duplo, com seis pontos de fixação do trem de força, solução que colabora para diminuir vibrações a ponto de dispensar o uso de amortecedor de direção. A suspensão dianteira Showa tem um garfo duplo invertido com tubos de 45 mm de diâmetro e amortecedor traseiro, ambas reguláveis. A roda dianteira tem diâmetro de 21″ e discos duplos de freio e 310 mm de diâmetro; na traseira encontra-se uma roda de aro 18″, com disco único de 256 mm, mas igualmente flutuante. As pinças Nissin são de quatro pistões e os pneus são na medida 90-90 na frente e 150/70 atrás.
Outra novidade das Africa Twin versão 2020 é o painel de instrumentos que, redesenhado, se vale de uma tela retangular LCD tipo “blackout”, que permite excelente legibilidade das múltiplas informações. Quanto à iluminação, o característico farol duplo em LED permanece em ambas versões da Africa Twin.
A Honda dobra a aposta em sua maxitrail: ao lado da CRF 1000L Africa Twin, renovada tecnicamente por itens como o acelerador eletrônico Throttle By Wire, quatro Riding Modes, podendo variar potência, freio motor e o HSTC – Honda Selectable Torque Control –aperfeiçoado e e para a versão Travel Edition equipada com acessórios. Já a novíssima CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports, que se diferencia pelo tanque de combustível de grande capacidade, suspensões de curso ampliado, carenagem mais protetiva e aquecedor de manoplas.
Fonte: A tarde