Novidades

Autódromo de Interlagos completa 80 anos de história

O Autódromo de Interlagos completa, nesta terça-feira, 80 anos repletos de muita história. Seu traçado inicial, de 7.960 metros, foi considerado por muitos pilotos de alto nível como um dos mais desafiadores do mundo para sua época.

Já o novo traçado de 4.309 metros foi concebido em 1989 durante as reformas para que São Paulo voltasse a receber o Grande Prêmio do Brasil da Fórmula (a cidade havia perdido a organização da corrida para o Rio de Janeiro no início da década de 1980) e segue sem grandes mudanças até os dias de hoje.

Na reforma, a pista manteve boa parte de seu traçado original, mas para que ficasse mais curta e em condições de segurança ideais para receber a categoria (que havia se modernizado bastante desde a última vez que a Fórmula 1 esteve por aqui, em 1980), ela foi encurtada, e contou com a sugestão de ninguém menos do que Ayrton Senna para isso. O tricampeão sugeriu que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol. Essa sugestão foi aceita e nasceu a curva Chico Landi, que popularmente é conhecida como S do Senna.

O bairro de Interlagos

Os primeiros esboços do bairro de Interlagos datam da década de 1920 e saíram da mente do engenheiro britânico Louis Romero Sanson, e o projeto inicial incluía hotéis, represas, casas e avenidas, além da pista que serviria como chamariz.

O nome de Interlagos foi sugestão do francês Donat-Alfred Agache, já que o empreendimento se situava entre as represas Guarapiranga e Billings, fazendo referência a uma região da Suíça chamada Interlaken, que significa entre lagos.

Inauguração, em 1940

A inauguração do autódromo de Interlagos foi em 12 de maio de 1940 com a realização de duas provas, uma de motocicletas (de 12 voltas), vencida por Hans Ravache.

Já a segunda prova foi de automóveis, o Grande Prêmio São Paulo (de 25 voltas), cujo vencedor foi Arthur Nascimento Júnior e o público compareceu em massa, foram 15.000 pessoas.

Primeira prova de Endurance

Na década de 1950 começou a história do autódromo com as provas de endurance. Em 1951 aconteceu a primeira corrida de longa duração, as 24 Horas de Interlagos, vencida pela dupla Godofredo Viana e Pascoalino Buernocors.

Em 1956 o autódromo de interlagos sediou a primeira Mil Milhas, prova organizada por Wilson Fittipaldi. A partir da década de 1960 as competições se multiplicaram, principalmente no automobilismo, com a participação mais ativa das montadoras de automóveis.

Nos anos 1960 uma comissão de apoio com integrantes dos autódromos de Monza (Itália), de Buenos Aires (Argentina) e Nurburgring (Alemanha), participou do projeto de reforma do autódromo de Interlagos para melhorar a segurança e infraestrutura do autódromo.

A Fórmula 1 estreou no autódromo de Interlagos em 1972 em uma prova teste, sem valer pontos para o campeonato. No ano seguinte a prova realizada no circuito paulistano valeu para o campeonato mundial de Fórmula 1 e foi vencida por Emerson Fittipaldi.

A MotoGP em Interlagos

O Brasil sediou provas do mundial de motovelocidade de 1987 até 2004. Goiânia foi a primeira cidade a receber o campeonato de MotoGP, onde foi realizado até 1989.

Interlagos recebeu pela primeira e única vez o Mundial de Motovelocidade em 1992, antes de dar lugar para o Rio de Janeiro, no circuito de Jacarepaguá onde o evento aconteceu de 1995 a 2004.

Fonte: Motociclismo Online

Compre via
WhatsApp